quarta-feira, 22 de junho de 2011

Coluna NFL - 22/06/2011

É com essa pergunta que abro a minha coluna no blog. Pode ser a primeira de poucas, porque existe a possibilidade real de não termos NFL esse ano. Vamos tentar entender esse impasse entre os jogadores e os donos. A primeira coisa é entender como funciona a NFL. Os times não possuem a mesma estrutura política dos clubes de futebol brasileiro. Tratam-se de franquias, que possuem donos que a qualquer momento podem mudar de cidade (exceto os Packers, cujo os acionistas são os moradores da cidade Green Bay). O Tennessee Titans, por exemplo, já foi Houston Oillers, cidade que possui outra franquia hoje em dia, o Houston Texans.




A NFL é uma liga privada, existem outras como a CFL (Canadian Football League), mas não chega nem perto do poder da National Football League. O comando dessa liga é dos 32 donos de franquias da NFL e tem um comissário, uma espécie de presidente, chamado Roger Goodell.

Comissário da NFL e Diretor da NFLPA travam um duelo fora dos campos
A briga é exatamente entre a NFL e a NFLPA, o sindicato dos jogadores da liga. A associação queria uma parcela maior dos 9 bilhões de dólares que a liga gera por temporada, enquanto os donos também queriam ficar com uma fatia maior desse bolo, além de aumentar a temporada de 16 para 18 jogos. Outros pontos de discordância eram sobre um fundo de aposentadoria para jogadores e um controle salarial para os atletas recém vindos do draft. Após um começo de negociações fracassado, os donos declararam um lockout, que é uma espécie de greve ao contrário. Os jogadores ficavam assim proibidos de utilizar as instalações das equipes e todas as negociações foram congeladas. O sindicato dos jogadores foi então dissolvido, permitindo assim que cada jogador pudesse processar a NFL por monopólio, com a alegação de que os donos estavam se juntando, acabando assim com a concorrência de mercado.


A justiça decidiu em favor dos jogadores e acabou com o lockout, o que obrigou os donos e os jogadores a voltarem a negociar, mas o que não garantiria ainda que a temporada 2011 iria acontecer. A liga conseguiu uma liminar que permitia a volta do lockout, e foi marcada uma audiência para decidir sobre o assunto.

Algumas ações recentes dos donos mostraram uma disposição a voltar a negociar, o que é bom. Mas já estamos no final de junho e nada foi decidido. Mesmo que consiga-se uma solução, podemos ter uma temporada de baixo nível técnico, já que os jogadores já deveriam estar treinando. Outra possibilidade é uma temporada de apenas 8 jogos começando apenas em novembro.

Resta a nós fãs torcer para que eles se entendam para termos uma temporada em 2011. Para que assim essa coluna tenha vida longa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário