segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um adeus fenomenal ...

Fenômeno em seu ultimo treino com a Amarelinha.


Nada melhor pra começar esse blog senão falar do maior esporte do país, e do planeta, e ainda mais falando de um ícone desse esporte. Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno. Confesso que na minha pequena caminhada nessa vida não vi ninguém que chegasse aos pés desse cidadão, seja pelo futebol bem jogado ou pela vontade de vencer. Antes de falar qualquer coisa queria dizer, Obrigado Ronaldo.


Ronaldo nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em Bento Ribeiro, era de família pobre e não tinha grandes aspirações na vida. Gostava de jogar futebol de salão por onde passou pelo Valqueire Tênis Clube e pelo Social Ramos, mas então descobriu o gramado. 
Chegou a treinar no Flamengo, mas por não ter dinheiro pra pagar as passagens foi jogar no São Cristóvão. Foi onde o garoto apareceu e foi até convocado para a seleção sub-17 onde foi artilheiro do Sul-Americano com 8 gols.

O atacante foi contratado pelo Cruzeiro por 15 mil dólares e não chegou nem a jogar uma temporada completa. Estreou em 1993, foi convocado para a Copa do Mundo, aos 17 anos, em 1994 e na volta do título Mundial já desembarcou na Holanda - lugar onde por sinal teve seus primeiros problemas no joelho direito. Por lá fez história e se valorizou, duas temporadas depois foi vendido para o Barcelona por 20 milhões de dólares. Apenas um ano na Catalunha, dois títulos e o prêmio de Melhor Jogador do Mundo - FIFA. 

No Barcelona, onde ganhou o apelido de Fenomeno

Após uma temporada no Barça Ronaldo foi vendido para a capital da moda, para o Inter de Milão. Uma primeira temporada magnífica e mais uma vez eleito o Melhor do Mundo. Na segunda temporada, pela primeira vez Ronaldo teve problemas. Uma convulsão na véspera da Final da Copa do Mundo adiou o sonho de ser Campeão Mundial como protagonista, na volta para a temporada 98/99 foram poucas partidas e perda do título para o rival Milan. A temporada seguinte seria pior ainda, em jogo contra o Lecce Ronaldo estoura o joelho e fica cinco meses parado. Na volta aos gramados contra o Lazio, 15 minutos de campo e ruptura do tendão patelar do joelho.

Mais de 1 ano fora dos gramados e com novas pequenas lesões musculares o colocavam como fora da Copa do Mundo ano seguinte, doce ilusão. Ronaldo se recuperou e Luiz Felipe Scolari apostou no atacante, o resultado? Brasil Pentacampeão e Ronaldo artilheiro da competição com 8 gols em 7 jogos, era a redenção do Fenômeno. Era o primeiro exemplo que é preciso continuar...


Depois da Copa, Ronaldo virou galático e foi parar em Madrid, mais precisamente no Real, lugar onde talvez tenha sido o lugar que deixou mais saudade. Apesar das criticas no primeiro ano - talvez por ter sido ídolo no Barcelona - o jogador foi eleito Melhor do Mundo pela terceira vez e levou os merengues aos títulos do Campeonato Espanhol, Recopa Européia e Mundial de Clubes daquele ano. Ronaldo jogou no Real até 2006, e após a Copa do Mundo voltou a Milão, mas dessa vez pra jogar no Milan.

Passagem rápida, novas contusões e mais uma fez era o "fim da carreira" do atleta. Escândalos pessoais e uma transferência pro Corinthians era tudo que ele não precisava, além de tudo agora ele era odiado pela torcida do Flamengo, seu clube de coração. Em 2009, estréia pelo Timão e...


Um ano, Campeão Paulista e da Copa do Brasil e cogitado novamente para a Seleção. Não foi a Copa do Mundo de 2010, perdeu o título Brasileiro e a Libertadores do mesmo ano e ai veio o fim. Extremamente acima do peso, e incapaz de se manter em campo. Ronaldo falou:


Era o fim da carreira do Fenômeno, mas acreditem se quiser. Ela ainda não acabou... O ultimo capitulo será escrito amanhã, no Pacaembu às 22 horas. Ronaldo joga seus últimos 15 minutos como profissional no amistoso Brasil x Romênia. Se você gosta de futebol e acima de tudo gosta de pessoas de coragem, assista e homenageie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário