segunda-feira, 1 de agosto de 2011

13ª rodada - Os novos contestados




Fim da décima terceira rodada do Brasileirão. Rodada feliz para os quatro cariocas e preocupante para os paulistas. Somente o Palmeiras se salvou. Com 2,7 gols de média a rodada agitou todo o país com grandes jogos e movimentos na tabela de classificação. Alguns treinadores começam a ser contestados, alguns com pouquíssimo tempo de trabalho assim como Joel e Adilson Batista.


Flamengo e Grêmio abriram a rodada no Engenhão. O Tricolor gaúcho começou bem, com uma proposta de muita marcação e valorização da posse de bola. Deu certo apenas nos primeiros minutos. Mais uma vez fez diferença o fator R10. O camisa dez da Gávea descolou um passe primoroso para Thiago Neves que cabeceou para o fundo da rede de Victor. Após o gol o Flamengo cresceu no jogo e começou a dominar as ações. No segundo tempo o artilheiro do campeonato Ronaldinho, aproveitou falha do goleiro da seleção Victor e marcou o segundo fechando a conta no Rio de Janeiro. Flamengo se mantém na segunda posição enquanto o Grêmio sente a zona do rebaixamento bem abaixo dos seus pés.
Na Arena do Jacaré o Botafogo venceu o Cruzeiro pelo placar mínimo com gol de ‘Loco’ Abreu. O uruguaio retornou da Copa América em grande estilo e mostrou porque o time sente falta dele. Marcou um bonito gol num chute certeiro de fora da área. A raposa não se encontrava na partida, o defensivo time de Joel Santana não conseguia ameaçar o gol do Fogão e o jogo terminou assim, um a zero para o Botafogo. O Alvinegro carioca alcança a 6ª posição com 22 pontos, já o Cruzeiro fica em 9º com dezoito pontos. Caio Jr. se mostra cada dia mais satisfeito e o Botafogo pouco a pouco vai se entrosando.

Palmeiras e Atlético Mineiro fizeram um jogo movimentado em São Paulo. A vitória do Alviverde os deixa na 4ª posição enquanto o Galo mineiro fica com 14 ameaçado pelo rebaixamento. Os tão contestados Marcos Assunção e Luan foram decisivos marcando um gol cada. Enquanto Magno Alves e Wesley marcaram para o Atlético MG. O terceiro gol do Palmeiras foi marcado por Patrik. Final: 3 a 2 para os Paulistas e pressão aumentando para cima dos mineiros. Essa partida fechou a jornada de sábado.
Já no domingo, Vasco e São Paulo fizeram um jogo cercado de expectativa no Morumbi. O São Paulo de Lucas e Dagoberto não foi páreo para o Vasco de Felipe e Eder Luis. O 4-5-1 de Adilson Batista pedia um centroavante que não se fez presente na partida. Dedékenbauer, como foi apelidado pelos vascaínos o zagueiro Dedé, dominou as ações defensivas e fez uma partida muito consistente sem deixar dúvidas que mereceu ser convocado por Mano Menezes. O Tricolor paulista viu um pênalti claro ser negado no primeiro tempo além de ver seu principal jogador perder a bola que gerou o primeiro gol de Eder Luis. Após um contra ataque, Diego Souza serviu Eder Luis e desferiu um lindo chute cruzado. 1 a 0 Vasco. O Trem Bala começou a tocar a bola, movimentando-se bastante, valorizando a posse de bola. O São Paulo assistia ao Vasco. Eis que Felipe sela a vitória após jogada de Jumar. 2 a 0 e o Vasco em 5º lugar com 24 pontos. O São Paulo perdeu a chance de ultrapassar o Flamengo na classificação e se mantém em terceiro com vinte e cinco pontos.
O Vovô sucumbiu diante do Fluminense. Fred marcou seu primeiro gol no Brasileiro, Rafael Sobis seu primeiro com a camisa do Flu e Rafael Moura e Souza completaram a festa tricolor no Engenhão. O Ceará jogou com um a menos desde o fim da primeira etapa quando seu zagueiro Heleno atingiu Fred com uma solada no peito. O Ceará até então fazia uma boa partida, mas não criava chances. A partir do primeiro gol do Fluminense o jogo ficou fácil para os cariocas que aproveitaram as chances e alargaram o placar. Com a torcida satisfeita o Flu chega aos 18 pontos e a 8ª posição. O Ceará fica com os mesmo 18, mas em décimo lugar segundo os critérios de desempate.
Internacional e Atlético GO fizeram um 0 a 0 decepcionante no Beira Rio. O Colorado cada vez mais se afasta da briga por título e as criticas vão aumentando a cada resultado negativo. Com a Arena do Jacaré vazia o América MG foi derrotado pelo Coritiba: 3 a 1. O Coxa soma 17 pontos no Brasileirão e já fala em Libertadores. O Coelho detém a lanterna e vê urgência na recuperação. Oito pontos em trezes jogos é mais do que um início pífio de campeonato. O Bahia venceu a primeira em casa por 3 a 1 com gols de Reinaldo, Ávine e Jones com Wellington descontando para o Figueira. Jorginho já se vê ameaçado. Seis derrotas consecutivas deixam o Figueirense em 12º.
A Ressacada recebeu Avaí e Corinthians, recebeu também, o placar mais surpreendente da rodada. 3 a 2 para o Avaí. Num jogo movimentado, o líder Corinthians sofreu para marcar o atacante Rafael Coelho. O atacante marcou dois e Willian fez o outro dos Catarinenses. Jorge Henrique e Sheik diminuíram, mas ficou assim. A vitória dá uma esperança maior para os torcedores do Avaí que ocupa a 18ª posição com apenas dez pontos. O Timão segue líder com 28 pontos e um jogo a menos. O técnico Tite fez questão de enfatizar que não há motivo para alarde, foi apenas uma derrota num jogo equilibrado onde o Corinthians perdeu muitas oportunidades, principalmente no primeiro tempo e sofreu gols em momentos cruciais da partida. A grande crítica fica pelo fato de não haver zagueiros nem atacantes no banco de reservas.
O Santos foi outro time que sofreu e foi derrotado. O Atlético PR venceu na Arena por 3 a 2 num jogo emocionante. Os paranaenses vibram com a segunda vitória consecutiva e a volta do peso de jogar na Arena da Baixada. A Caveira fez valer o mando e despachou o Peixe de Neymar, que teve outra ótima atuação, mas foi ofuscado pelas falhas defensivas. O Santos está no Z-4 com 11 pontos, mas com três rodadas a menos devido ao adiamentos por conta da Copa América. A chegada de Marcinho e a melhora nas atuações de Kleber Santana colaboraram para essa crescente do Atlético. A contratação de “El Morro” também foi importante e a volta do zagueiro Manoel foi providencial.
<<>>
Pão Quentinho: Rafael Coelho – Tem zagueiro do Corinthians procurando por ele ainda. O contestado atacante teve bela atuação e fez dois gols neste domingo, um em fantástica arrancada.
Pão Dormido: Internacional – Com os nomes que tem em seu elenco devia estar brigando pela parte alta da tabela. Desorganizado dentro e fora do campo.
Frase do dia: “Seu Nilson, a bola ficou quadrada? São doze contra onze? Não? Não se desaprende a jogar bola. No papel temos um bom time. É só entrar em campo e se dedicar que aqui eles (apontando para a torcida), o décimo segundo jogador, vão ajudar” disse Marcinho meia do Atlético PR. na saída de campo revelando conversa com um ídolo do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário