terça-feira, 24 de abril de 2012

O Draft da NFL está chegando!

Cam Newton foi o primeiro jogador selecionado em 2011 e causou impacto instantâneo na NFL
Cam Newton foi o primeiro jogador escolhido em 2011 e causou impacto instantâneo na Liga. 
Nesta quinta-feira (26) acontecerá o Draft da NFL. O Draft é o evento onde as equipes se reúnem para selecionar os jogadores que estão saindo do Futebol Americano Universitário. 99,9% dos atletas que estão na liga saem desse evento. 


A ordem de escolha é a ordem inversa da colocação da franquia na última temporada, por exemplo: o Indianapolis Colts, que foi a pior equipe de 2011, terá a primeira escolha. Este mecanismo é importantíssimo para manter o equilíbrio entre os times. Vale lembrar que também é possível trocar escolhas. Neste ano já temos uma troca agendada: o Washington Redskins, inicialmente programado para escolher na sexta posição, trocou com o St. Louis Rams, adquirindo a segunda escolha. Não é possível comprar estas escolhas com dinheiro, somente oferecendo jogadores ou outras escolhas. Os Redskins ofereceram sua própria escolha de sexta rodada no primeiro round, sua escolha de segundo round e as escolhas de primeiro round em 2013 e 2014. 

Fatos curiosos que ocorreram no Draft: 

Em 2004 o San Diego Chargers possuía a primeira escolha e pretendia selecionar Eli Manning. O jogador declarou publicamente que iria se recusar a jogar pela equipe se fosse escolhido. No dia do draft os Chargers selecionaram o jogador, que na tradicional foto com a camisa exibiu um sorriso amarelo, mas os Giants já possuíam um acordo para adquiri-lo, oferecendo o quarterback Philip Rivers, também selecionado neste ano e outras escolhas.



Existem os chamados Bursts. São os jogadores selecionados em posições altas do draft e não conseguem pouco ou nenhum sucesso na NFL. O caso mais famosos desses é o do quarterback JaMarcus Russell, em 2007. Com impressionantes 1,98m e 118kg, além de uma carreira vitoriosa na universidade LSU, ele foi selecionado na primeira escolha pelo Oakland Raiders. Mas o que se viu na liga foi um desastre. Incapaz de ler defesas, preguiçoso e descuidado com a bola, o jogador tem números péssimos e hoje encontra-se sem contrato.

Ao contrário do glamour dos jogadores selecionados nas primeiras rodadas, no sétimo round todos são meros desconhecidos. A essa altura do draft, encontramos atletas desesperados, torcendo para serem selecionados por alguma equipe. Mas existem diversas histórias de carreiras vitoriosas na NFL em que o jogador foi selecionado na última rodada ou nem ao menos foi escolhido, sendo contratado após o evento. Vamos listar alguns dos mais famosos:
Tom Brady, um dos maiores e mais vitoriosos jogadores da história da NFL foi selecionado apenas na sétima rodada do Draft no ano 2000.

Peça importantíssima do ataque do New England Patriots e acumulando 4 idas ao Pro Bowl nos últimos quatro anos, Wes Welker não foi selecionado no Draft, sendo contratado após o término do evento. 

2 vezes campeão do Super Bowl, 1 vez eleito melhor jogador defensivo da liga,  5 idas ao Pro Bow: é difícil de acreditar que James Harrison não foi draftado. O principal líder da mais temida defesa da NFL chegou a ir jogar na liga de Futebol Americano da Alemanha, que não existe mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário