E debutando neste sábado, tivemos quatro partidas válidas pela 16ª rodada: o primeiro jogo foi entre São Paulo e Atlético Paranaense no Morumbi. Os paulistas enfrentaram o Furacão ainda em processo de recuperação no campeonato e tomaram um susto. A Caveira ameaçou ser um visitante um tanto indesejável e abriu 1 a 0 com gol de Fransérgio de cabeça, mas logo na seqüência Ilsinho deixou tudo igual. Com o placar empatado o São Paulo continuava melhor na partida, com mais posse, levando mais perigo ao gol dos Paranaenses. Aos 31 minutos Edigar que havia entra na vaga de “El Morro” mostrou eficiência e fez 2 a 1. O tricolor Paulista já havia colocado bola na trave, desperdiçado algumas chances e a entrada do pentacampeão Rivaldo melhorou a armação consideravelmente. Já no fim da partida em cruzamento da esquerda, Rivaldo, de baço, iguala o marcador para os Paulistas. Placar final: São Paulo 2 Atlético PR 2. O resultado deixa os paulistas na terceira colocação com 32 pontos e o Furacão ocupa a décima oitava com 13.
Jogando em casa, o Cruzeiro não teve piedade do Avaí. A equipe comandada por Joel Santana dominou do inicio ao fim e venceu os catarinenses por 5 a 0. Fabrício, Anselmo Ramon, Montillo, Thiago Ribeiro e Ortigoza foram os responsáveis pelos gols que decretaram a goleada. Os mineiros foram agressivos desde o primeiro tempo, como a muito não se via, o Cruzeiro partiu para cima e decidiu o jogo ainda no primeiro tempo. Com gols aos 26, 35 e 44 minutos do primeiro tempo, o clube de Belo Horizonte garantiu um placar difícil de ser invertido. Com a vitória o Cruzeiro chegou aos 21 pontos ocupando a décima primeira posição e o Avaí amarga a penúltima posição com 13 pontos.
Em Goiás, o Santos foi surpreendido novamente. O irregular Atlético GO venceu por 2 a 0 (Anselmo e Diogo Campos) e chegou aos 16 pontos se afastando momentaneamente da zona de rebaixamento. O técnico do Peixe, Muricy Ramalho, já demonstra preocupação com a queda da equipe. Teme que essa quebra de forma se reflita na principal competição no calendário Santista que é o Mundial Interclubes. O time de Neymar e companhia sucumbiu diante da eficiência dos goianos que abriram o placar aos 24 minutos da etapa final com Anselmo e tamparam o caixão dos paulistas com Diogo Campos aos 34. Depois disso foi só administrar. O Santos fica com os mesmos 15 pontos e com duas rodadas atrasadas no meio da tabela.
A vitória por 4 a 2 do Botafogo sobre o América MG foi, sem dúvida, o melhor jogo deste sábado. Uma partida franca entreteve os 13.101 torcedores presentes no Engenhão. O Coelho não se intimidou e foi pra cima: logo no inicio da primeira etapa já fez 2 a 0 com Alessandro e Rodriguinho. Mas o Alvinegro Carioca foi pra cima e com um remate único de Elkeson, diminuiu a vantagem dos Mineiros. Com o 2 a 1 no placar o Fogão voltou para o segundo tempo motivado, após algumas tentativas, Antônio Carlos aproveitou cruzamento da esquerda e deixou tudo igual no Estádio João Havelange. Os cariocas martelavam em busca da vitória, no meio campo Elkeson dominava as ações ofensivas e a entrada de Alex, o jovem da base que aos poucos vai se firmando no profissional, deram um gás novo ao ataque.Numa rajada de quatro minutos, Alex resolveu a parada para o Botafogo. Primeiro em ótima jogava individual ele driblou um zagueiro e fuzilou o goleiro Neneca e depois converteu pênalti sofrido por Cidinho. O jogo apontou diversos destaques como a excelente atuação de Alkeson a competência do jovem atacante Alex, o gol 50 do zagueiro Antônio Carlos e a atuação do goleiro Neneca que mesmo sofrendo 4 gols fez defesas importantes. O resultado coloca o Botafogo de novo na rota da liderança com 28 pontos enquanto o Coelho fica com apenas 11 na lanterna.
Nos jogos de domingo, os líderes Corinthians e Flamengo ficaram no empate em seus jogos e sem mantém iguais em número de pontos com os paulistas liderando segundo os critérios de desempate. O Corinthians recebeu o Ceará e abriu o placar com o volante artilheiro, Paulinho. Cinco minutos depois o Ceará empatou o jogo com Osvaldo. Nem deu tempo de comemorar! Um minuto depois o canhoto Alex já colocou o Timão na frente e assim terminou o primeiro tempo. A etapa regulamentar foi bem truncada, com disputas ríspidas e a tentativa do Corinthians de cozinhar o jogo foi em vão, pois aos 39 minutos, Rudnei aproveitou uma bola sobrada de um bate-rebate dentro da área e empatou. Não havia tempo para mais nada. O time do Parque São Jorge segue líder por conta do tropeço do Flamengo. O Rubro negro carioca enfrentou o Figueirense em Florianópolis e parecia jogar em casa. Com a torcida dividindo o estádio, Deivid aproveitou boa trama de ataque e após cruzamento de Léo Moura abriu o placar. Já no segundo tempo, mais uma vez de cabeça, mas agora após cobrança de escanteio de Ronaldinho ele aumentou a vantagem do Fla e chegou a oito gols empatando com Borges e encostando em Ronaldinho na artilharia. Quando todos achavam que o Figueira ia se entregar, Angelim bobeou e deu condição para o atacante Somália diminuir a diferença. 2a1. O time de Floripa se animou na partida e pressionava o Flamengo enquanto os jogadores discutiam com o árbitro Heber Roberto Lopes. Em falha grave de Felipe, o zagueiro Edson Silva aproveitou cobrança de escanteio e testou para o fundo das redes dando números finais à partida. O Flamengo segue como vice líder com 34 pontos. Ronaldinho saiu reclamando muito das supostas ameaças feitas por Heber, que não foi capaz de manchar a linda festa feita no Orlando Scarpelli.
O Palmeiras foi visitar o Vasco no caldeirão. São Januário lotou para assistir a esta partida. Um jogo muito disputado e com o alviverde perdendo muitos gols. Isso que foi visto em São Januário hoje. Mas como disse Muricy Ramalho "a bola pune" e puniu. O amuleto vascaíno Bernardo, incorporou o especialista Juninho Pernambucano e acertou belíssima cobrança de falta no ângulo direito do goleiro Deola que só ficou olhando. Depois disso a partida ficou amarrada, os cariocas recuaram e abdicaram do jogo. O placar final de 1 a 0 deixa o Vasco com 30 pontos, ultrapassa o Botafogo e transforma o G-4 em G-5, já que o time da colina já está garantida na Libertadores pelo título da Copa do Brasil. O time de Ricardo Gomes chega à quarta posição na tabela enquanto o Palmeiras está em sexto com 27 pontos.
O Coritiba recebeu o Atlético Mineiro e agravou a crise do Galo. Com o placar de 3a0 o Coxa leva mais pressão para o time do novo treinador Cuca. Bill, Rafinha e Leonardo foram os responsáveis pelos gols que decretaram mais uma derrota do Atlético. O time de Belo Horizonte está em situação complicada na tabela com quinze pontos em 17º. Enquanto isso o Coritiba chega a 21 pontos e sonha com Libertadores. Bahia e Internacional protagonizaram o duelo do desperdício. Muitas chances de lado a lado, mas pouca competência para transformar chances em gols. Placar final de 1 a 1 mostra o desempenho pífio das duas equipes no Brasileirão, onde o Colorado ocupa a sétima posição com 23 pontos enquanto o Bahia flutua em décimo terceiro, muito aquém das expectativas geradas pela qualidade dos seus plantéis. Leandro Damião e Jobson marcaram.
O Estádio Olímpico abriu as portas para receber Grêmio e Fluminense. E a partida começou movimentada com chance de parte a parte. Mas em mais uma falha do goleiro Victor, o contestado e perseguido atacante Fred abriu o placar pro Tricolor Carioca. Não deu tempo para muitos festejos, o meia Marquinhos deixou tudo igual seis minutos depois. E quando o juiz levava o apito à boca, o mesmo Marquinhos virou o jogo. 2 a 1 para o Imortal. O Flu sofria com a pouca força ofensiva, mas hoje ainda contou com a estréia de Martuniccio enquanto os Gremistas viram Brandão em ação pela primeira vez. Mas as alterações de Abel não foram suficientes para alterarem o placar do jogo. Com a vitória, Celso Roth ganha fôlego para trabalhar e soma 18 pontos na décima quarta posição enquanto o Fluminense tem 21 pontos na nona colocação.
<<>>
Pão quentinho: Elkeson e Alex - Os Botafoguenses foram responsáveis diretos pela virada alvinegra no Engenhão.
Pão Dormido: Avaí: O time catarinense oscila demais no campeonato e faz seu torcedor ter uma surpresa a cada final de semana.
Frase da rodada: "Como não estou começando agora e nunca faltei com o respeito com todos eles, simplesmente falei que não era justo ele ameaçar meu companheiro, e ele acabou me dando cartão. Como não sou moleque e acho que não é certo, vou falar sempre", disse Ronaldinho sobre o árbitro Heber Roberto Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário