domingo, 29 de abril de 2012

City e United decidem o Campeonato Inglês nesta segunda

Reintegrado ao elenco, Tevez pode começar jogando contra ex-time.

Tropeço reabre disputa pelo título


Manchester City recebe o rival United em sua casa para o clássico da cidade. Como se não bastasse a rivalidade, o vencedor do jogo tem tudo para ser o campeão do Campeonato Inglês. O jogo vai acontecer nesta segunda feira dia 30, as 16 horas, no Etihad Stadium. 

Após o tropeço na última rodada, o Manchester United viu a diferença para o rival, que era de cinco pontos, cair para três. Vencendo o Everton, que não almeja mais nada no campeonato, por 4x2, o atual campeão cedeu o empate. Logo em seguida, o City venceu o já rebaixado Wolverhampton e voltou a embolar a briga pelo primeiro lugar. 


Muito dinheiro = Muita responsabilidade


Expectativas envolvendo o trabalho do italiano Roberto Mancini são proporcionais ao dinheiro investido no clube.

Roberto Mancini teve, e ainda tem, uma liberdade que poucos técnicos no mundo possuem: ele poderia trazer quem quiser. Claro que não é simples assim, mas o italiano contou com um dos maiores orçamentos do mundo para contratar jogadores. E nestas três temporadas formou um elenco absolutamente formado por estrelas. Chegaram Yaya Touré, Tevez, Balotelli, Dzeko, David Silva, Nasri, Clichy, Kolarov, Milner, Agüero e muitos outros. 

O processo foi demorado, mas o treinador conseguiu formar um time. Na temporada 2010/2011, conseguiu vencer a FA Cup e levou o time a Champions League. Na temporada atual os planos eram ambiciosos. O objetivo era entrar para vencer as duas frentes, inglesa e européia, que viraram respectivamente céu e inferno para Mancini. Em um grupo complicado na Liga dos Campeões, com Bayern de Munique, Napoli e Vilarreal, os citizens decepcionaram, não conseguindo a classificação. Já na Premier League o clube nadava de braçadas, disparando na liderança, inclusive com goleada no United em Old Tradford. 

A segunda metade da atual temporada foi mais difícil. David Silva, que era apontado como principal jogador da Premier League, caiu vertiginosamente de produção e junto arrastou o time. Tropeços viraram frequentes e a grande vantagem na liderança sumiu, caindo para segundo lugar. Agora a equipe contou com tropeço do Manchester United para jogar o clássico podendo assumir a liderança e só depender de si próprio para se tornar campeão. 

Reinado local ameaçado

Depois de adiar sua aposentadoria por vários anos, Ferguson continua mantendo o United no topo.


Alex Ferguson cansou de dizer "O grande clássico do United é contra o Liverpool". Nestes 25 anos de clube, o rival local City era desprezado pelo treinador escocês. Enquanto o United ganhava seus 12 títulos de Premier League e 2 Champions League, o Manchester City brigava para se manter na primeira divisão, ele de fato não era um rival a altura. Mas nesta temporada tudo mudou. 

O maior treinador britânico de todos os tempos viu os rivais azuis desafiarem seu reinado. Se a primeira metade da temporada foi de altos e baixos para Mancini, para Ferguson foram somente baixos. Eliminados na primeira fase da Champions League em um grupo absolutamente fácil e amargando uma segunda colocação na Premier League, os Red Devills tiveram um primeiro semestre muito ruim. Mas como é de costume nestes últimos 20 anos, o ano mudou e 2012 trouxe um novo fôlego para a equipe. No segundo turno do Campeonato Inglês. o atual campeão atropelou, retomando a liderança e colocando uma folga. 

Veio então a 35ª rodada. O jogo contra o Everton eram três pontos obrigatórios. Pela proximidade das cidades, era um clássico para os blues, mas não para o United. E talvez isso tenha feito a diferença. Após chegar a abrir 4x2, o clube de Liverpool alcançou o empate de forma heroica. Acabou assim a chamada "gordurinha" que o Manchester United tinha para queimar. 

Primeiro turno: City deixa bem claro para o United que o domínio iria acabar

Goleada impiedosa na casa do rival é a mensagem do City para o United que a cidade possuía um novo dono
Comandados por Balotelli, o City não teve dó e destruiu o United em pleno Old Tradford. Parecia que os "petrodólares" finalmente haviam comprado a supremacia na Premier League. Com dois de Balotelli, dois de Dzeko, um de Agüero e outro de Silva, o Manchester City parecia uma equipe que não poderia ser batida no Campeonato Inglês. O mesmo Manchester United que havia ganho do Chelsea por 3x1 e havia massacrado o Arsenal por 8x2, foi uma presa absolutamente fácil para time de Roberto Mancini 

.

As duas equipes vão pra campo nesta segunda feira as 16 horas (Horário de Brasília) no Etihad Stadium, casa do Manchester City. As escalações só serão divulgadas horas antes do confronto, mas Roberto Mancini já deu indícios que poderá reintegrar Balotelli ao elenco. O jogador estava afastado a algumas rodadas, mas pode pintar entre os relacionados para o confronto. Do lado do United, Ferguson também faz mistério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário