domingo, 13 de maio de 2012

Última rodada histórica na Premier League

Sérgio Aguero comemora o gol nos acréscimos que deu o título ao Manchester City 

A última rodada da Premier League entrou para a história. Com os dez jogos acontecendo ao mesmo tempo, a todo momento a classificação mudava. Enquanto o United vencia o Sunderland por 1x0, o City ia perdenpor 2x1 para o desesperado Queens Park Rangers. Na briga pela vaga na Champions League o Arsenal ia sofrendo contra o West Brom, enquanto o Tottenham vencia o Fulham. Já na zona de rebaixamento o Bolton lutava com todas as forças contra o duríssimo Stoke City, enquanto o QPR ia conseguindo uma das maiores zebras da história do futebol inglês contra o Manchester City. Agora vamos por partes.

Luta pelo título


Mancini comemora o gol da virada de Aguero 

O cenário era o seguinte: uma vitória do City, em casa, contra o desesperado Queens Park Rangers, obrigaria o Manchester United, fora de casa, a fazer uma goleada história de mais de oito gols de diferença. As duas partidas começaram e logo o United fez 1x0 aos 20 minutos, enquanto no Etihad Stadium o jogo permanecia no 0x0. Parecia questão de tempo até que os Citizens abrissem o placar, e de fato foi. Aos 39 minutos Zabaleta abriu o placar e parecia que o campeonato estava resolvido. Mas não estava, muito pelo contrário. 
Aos 3 minutos do segundo tempo o QPR empatou com o experiente Cissé. Os blues pareciam estar cedendo à pressão. Aos 10 minutos do segundo tempo o antigo ídolo do Manchester City, Joey Barton, foi expulso. Mas a "mãozinha" do ídolo não foi suficiente, muito pelo contrário. Aos 21 minutos Mackie virou o jogo para a equipe de Londres, e o improvável estava acontecendo. Enquanto o United continuava ganhando no Stadium of Light, o City ia caindo para o 16º colocado da competição. 
O jogo passou a ter somente metade do campo, ou melhor, um terço, já que a bola não chegava nem ao meio de campo. O Rangers se defendia com todos os jogadores, sem esboçar nenhuma possibilidade de contra ataque, enquanto o Manchester City não conseguia furar o bloqueio. Parecia estar acontecendo o pesadelo de todos os Citizens, o título estava escapando para o maior rival. 
Os 90 minutos chegaram e só faltavam os 5 minutos de acréscimo dados pelo árbitro. Foi aí que entrou em campo a magia que só o futebol tem. A melhor liga do esporte mais popular do mundo, que teve sua qualidade colocada em dúvida pelo mau desempenho de suas equipes nas competições europeias, mostrou porque sua soberania em relação aos demais campeonatos nacionais nunca deve ser duvidada. Edin Dzeko, aos 91 minutos empatou o jogo. O Queens Park Rangers, sem forças, deu o pontapé inicial e se livrou da bola para voltar a se defender. Aos 49 então veio a virada histórica. O argentino Sergio Aguero fez o gol e deu a vitória e o título, merecido, ao Manchester City. A tela da TV se dividia entre mostrar a decepção dos jogadores do United, que esperavam no gramado o fim da partida do rival, e a emoção em Manchester, com direito a invasão de campo da torcida. 

Rivais londrinos brigam pela Champions League


Machucado por boa parte da temporada, o brasileiro André Santos voltou na última rodada e fez um gol importantíssimo


Descendo um degrau da briga pelo título, víamos Arsenal, Tottenham e Newcastle brigando pela terceira e quarta colocação do campeonato. Os Gunners viajaram para enfrentar o West Brom, os Spurs receberam o Fulham e os Magpies viajaram para enfrentar o Everton. Em comum entre os três era o desinteresse pelo campeonato dos adversários, todos já livres do rebaixamento e sem possibilidade de lutar por competições europeias. O que estava programado para ser uma briga de três equipes acabou sendo uma luta entre rivais, enquanto o Everton rapidamente já fez 2x0 e tirou o Newcastle da briga.
Logo aos 2 minutos de jogo o Tottenham abriu o placar com Adebayor, e os olhares dos seus torcedores foram para o estádio The Hawthorns, onde o Arsenal sofria contra o West Brom. Os Gunners até saíram na frente com Benayoun, mas a equipe da casa empatou e virou ainda no primeiro tempo. Antes do intervalo o brasileiro André Santos marcou e deixou o placar em 2x2. Em White Hart Lane o jogo continuava 1x0 para os Spurs.
Aos 10 minutos Van Persie tratou de acalmar a torcida, virando o jogo para 3x2. Na capital o atacante Jermain Defoe ainda fez 2x0, mas não mudou em nada. O Arsenal garantiu a terceira colocação do campeonato e com isso irá para a Champions. O Tottenham terminou em quarto, e dependerá do resultado do Chelsea na final da Liga dos Campeões. Se a equipe inglesa vencer o Bayern, a quarta posição da Premier League não dará vaga a mais importante competição do continente.

Bolton e QPR lutam com todas as forças para fugir do rebaixamento


Torcida lamenta o rebaixamento do Bolton

Uma situação curiosa envolvia a briga contra o rebaixamento. O Bolton estava na décima oitava posição, mas era mais cotado para continuar na Premier League do que o décimo sétimo Queens Park Rangers. Motivo: a equipe londrina viajava a Manchester na última rodada para jogar contra o City, enquanto o Bolton enfrentaria o Stoke City em Stoke-on-Trent. 
Ambas as equipes saíram atrás no placar, mas no segundo tempo as duas conseguiram a virada. O QPR ia tirando o título do Manchester City, segurando um improvável 2x1 com um jogador a menos. A tarefa do Bolton era mais simples, mas um confronto contra o duro Stoke City nunca é simples. Os Wanderers jogavam de olho no placar do Rangers, talvez a pressão de necessitar do outro resultado pesou, e o Stoke City conseguiu o empate. Foi aí que o City conseguiu a virada, mas já era tarde de mais. O jogo havia acabado e o Bolton, conseguindo apenas 1 ponto, se juntou a Wolverhampton e Blackburn como os três times rebaixados. 

3 comentários:

  1. Hi thегe, аll is goіng perfectly heгe and ofсοuгse evеry one is sharіng datа,
    that's really good, keep up writing.

    Also visit my weblog :: V2 cig review
    Also see my webpage: compupay.com

    ResponderExcluir
  2. I am not sure where you're getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for fantastic info I was looking for this information for my mission.

    Feel free to visit my website: Http://www.Flbf.org

    ResponderExcluir
  3. Hey there! This iѕ κind of off tοpic but I need somе help from an established blog.
    Is іt tough to set up your own blog?
    I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinkіng аbout settіng up
    my own but I'm not sure where to begin. Do you have any points or suggestions? Thanks

    Take a look at my blog post :: xoops.bz

    ResponderExcluir